Especialistas indicam estratégias para se livrar das distrações que roubam tempo e produtividade.
Notificações de e-mail e redes sociais, telefone tocando, conversas paralelas… Essas são algumas das distrações externas com as quais nosso cérebro se depara em um dia típico de trabalho.
E também temos de lutar com as internas, já que “de 80% a 90% dos pensamentos que a mente produz são inúteis e repetitivos”, segundo afirma o pesquisador cognitivo Renato Mendes em seu livro “O Cérebro com Foco e Disciplina”.
De acordo com o autor, a estimativa é de que, no ambiente de trabalho, a média de imersão dos colaboradores seja de 11 minutos sem interrupções. E ser interrompido a todo o momento significa perda de foco, completa a coach Juliana Carelli.
“O foco é a nossa capacidade de manter a atenção em algo, e, para isso, abstrair-se das distrações e exercitar o nosso autocontrole, habilidade fundamental para o sucesso pessoal e profissional”, afirma.
Quanto mais foco, mais produtividade. E o contrário também é verdadeiro. “Para se ter uma ideia dos impactos causados pelas distrações, em 2005, a American Psychiatric Association (APA) apresentou uma pesquisa comprovando que apenas nos Estados Unidos são gastos cerca de 77 bilhões de dólares todos os anos com prejuízos causados por distrações e esquecimentos no trabalho”, diz Renato.
Mas é possível treinar o cérebro para se esquivar das distrações, da perda de foco e dos prejuízos, como ensinam os especialistas a seguir:
1. Coloque o cérebro para trabalhar
Foco é atividade. É preciso estimular o cérebro para que ele se mantenha focado na tarefa. Fazer perguntas é uma forma de conseguir isso. “Por que tenho que executar esta tarefa?”. “O que eu preciso fazer agora?”. “Qual é o próximo passo para resolver este problema?”.
2. Abasteça a sua memória
Muitas pessoas perdem o foco na realização de tarefas porque não conhecem os caminhos para resolvê-las. A falta de conhecimento, ou seja, a memória desabastecida faz com que você gaste mais tempo para encontrar soluções, diminuindo o foco.
Criar uma rotina de leitura, frequentar cursos e palestras motiva respostas mais rápidas para os problemas.
3. Aja imediatamente
Estudos mostraram que levamos aproximadamente 3 segundos para esquecer uma informação. Isso significa que, quando você tem uma tarefa para realizar, corre o risco de perder o foco rapidamente caso esteja pensando em outras coisas. Nesse caso, a velocidade de execução pode ajudar a manter sua mente na tarefa.
4. Treine o foco
A capacidade de manter-se focado em uma única tarefa pode ser treinada. Você deve escolher em que colocar sua atenção e sustentá-la pelo tempo que for necessário.
A melhor maneira de fazer isso é praticar exercícios simples, como ficar concentrado olhando para uma planta, um quadro na parede, ou um carro estacionado.
Quanto mais tempo você mantiver com a cabeça vazia de pensamentos, maior será sua habilidade de manter-se focado nas tarefas.
5. Afaste-se dos ladroes de concentração
Antecipe as interrupções antes de iniciar uma tarefa. Desligar equipamentos, silenciar notificações, avisar as pessoas que você não pode ser interrompido são ideias simples que ajudam a ganhar alguns minutos de foco e paz mental.
6. Pense nos pensamentos
Olhar para dentro e investigar a qualidade dos pensamentos é o passo mais forte para fortalecer o foco. Quando você estiver realizando uma tarefa e sentir que sua cabeça está viajando, pare o que estiver fazendo e pergunte: “Por que estou distraído?”. “Gosto do que faço?”. “Virou rotina?”. “Estou motivado?”. Estas reflexões lhe dão a oportunidade de ajustar o foco.
7. Organize-se
A falta de organização pode gerar o caos e, com ele, a perda de foco. Pessoas organizadas não se esquecem das coisas, não perdem tempo em retrabalhos e conseguem manterem-se concentradas na tarefa.
8. Planeje sua agenda e seu tempo
Separe as atividades que têm horários marcados e as que são atemporais, que devem ser priorizadas pela combinação de importância e prazo de realização.
Se possível, determine períodos do dia para executar as atividades que vão precisar de mais foco e concentração.
9. Organize sua mente por temas
Antes de começar uma tarefa ligada a um tema, resolva as preocupações urgentes relacionadas a outro e, com isso, libere seu foco.
10. Priorize
Pratique o autoconhecimento, para entender seus valores e seus motivos e saber claramente o que é mais importante ou necessário naquele momento.
11. Elimine as distrações
Crie a disciplina de checar o celular em intervalos maiores, saia de grupos que não são úteis, responda mensagens por prioridades. Aos poucos, nossa disciplina vai educando as pessoas, e vamos aprendendo a lidar com o nosso tempo.
12. Medite
Meditação é, comprovadamente, uma das técnicas mais eficazes de exercitar a atenção plena. Estar presente em suas atividades é outra nomenclatura para foco, e é isso que a meditação estimula. Existem diversos canais no YouTube e apps com versões gratuitas para ajudar a iniciar a prática.
Fonte: https://vocesa.abril.com.br/desenvolvimento-pessoal/12-dicas-para-manter-o-foco-no-trabalho/