Tenha convicções e estabeleça os limites que está disposto a ceder e os que são inegociáveis
1) Aprenda com os mais experientes: sempre procurei escutar muito quem já tem uma boa estrada percorrida. Isso não quer dizer que não vamos nos aventurar em caminhos já explorados e não vamos tentar algo novo, mas não tenho palavras para expressar o tamanho da ajuda que recebi ao escutar esses aprendizados de carreira, e que também podem ajudar muito a identificar pontos de disrupção;
2) Estratégia, missão e visão de uma empresa: demorei algum tempo para entender a importância de sempre ler e procurar trabalhar alinhado com esses pilares. Sei que muitos vão pensar, nesse momento, que essas coisas estão muito distantes do dia a dia ou que estão somente na parede, mas convido vocês a colocar um olhar diferente e procurar sempre estabelecer os planos táticos para estar conectados com essas referências. E dou dois motivos muito simples para isso: a) A empresa não lhe paga para você trabalhar em direção oposta (não faria sentido algum); b) O C-Level (ou diretoria) investiu muito tempo para traçar essas estratégias e, se você quer acelerar o seu crescimento, mostre esse alinhamento. Se discorda ou tem ideia diferente para a estratégia, convença os interlocutores a mudar, mas não jogue contra nos bastidores;
3) Cliente sempre no foco: quando eu era vendedor de rua, tive a oportunidade única de conviver com vendedores que estavam na profissão há mais de 20 anos, e eles são mestres em encantar o cliente. Nunca esqueci a frase de um chefe chamado Emanuel. Ele sempre perguntava nas palestras: “Sabe por que carrego a minha mala de vendedor com a mão esquerda? Para que a direita não tenha calo para cumprimentar o cliente”. Frase de mais de 20 anos, mas apesar de toda tecnologia, análise de dados e novas estratégias, ela continua super atual. Essa essência não muda. Cliente sempre será a razão de tudo, independente do canal ou tecnologia de interface;
4) Diversidade é inteligência: como tomar a decisão mais acertada e com maior abrangência possível, se todos os olhares vão em uma única direção? É quase óbvio que a diversidade de pensamentos traz reflexões super ricas e te ajuda a tomar decisões mais inclusivas e sim, mais rentáveis;
5) Resiliência: você vai passar por muitos testes aqui. O tempo todo, dia após dia, a sua resiliência será testada. Tenha convicções e estabeleça os limites que está disposto a ceder e os que são inegociáveis. Altos e baixos fazem parte de qualquer corporação, portanto, mantenha-se firme;
6) Entenda o ambiente: tenha a sensibilidade de entender o cenário, principalmente, em comitês ou reuniões de aprovação de orçamento e projeto. Procure saber antes, alinhar com o máximo de interlocutores que estarão no fórum e entenda essas “forças”;
7) Existe sim boa política: toda empresa, startup ou multinacionais, algumas mais, outras menos, mas todas tem ambiente político. E existe sim a boa política. Problema algum em tentar achar quem são os influenciadores diretos e indiretos de determinadas pessoas e construir essas pontes. Isso faz parte. Quando a relação de confiança está estabelecida é muito mais fácil de argumentar e ser ouvido;
8) Autoconhecimento: talvez a mais importante das dicas. Invista tempo e dedicação aqui. Quanto mais você se conhece, mais autêntico será e mais decisões acertadas tomará. Impressionante a quantidade de executivos que eu já vi sair por problemas de relacionamento/emocional. Mais agudo ainda no C-Level;
9) Capacitação/Educação: a competição vai ser cada vez maior e as transformações de negócios serão cada vez mais rápidas, portanto, capacite-se sempre, para se diferenciar e não ficar “obsoleto”. Conhecimento técnico será cada vez mais valorizado e não importa a posição que alcance, não pare de estudar;
10) Estabeleça metas arrojadas e trace um plano para atingi-las. Na grande maioria das vezes, as coisas não acontecem por acaso. Plante para colher e saiba “o que plantar” para colher o que deseja. As limitações, na sua grande maioria, não são de mercado, e sim da sua própria mente;
11) Inovação: novos produtos, novos processos ou novos modelos de negócios. Sempre procure um novo olhar ou um novo ângulo para tudo. Sempre há oportunidade de melhoria em praticamente tudo e profissionais com essa capacidade procuram ser muito valorizados.
12) Equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Talvez você pense que esses aspectos estão separados, mas não se engane, somos uma única pessoa com diferentes papéis, porém, tudo está conectado. Cuidar da sua vida pessoal ajudará na sua vida profissional e vice-versa.
Eduardo Jurcevic é CEO da Webmotors
Fonte: https://www.mundorh.com.br/12-dicas-que-considero-valiosas-para-a-sua-carreira/