A contratação temporária tem vários fatores importantes a serem tratados
Além de suas próprias atribuições, os líderes ainda terão que se preparar para uma renovação de suas equipes e para os desafios que essa mudança repentina demanda. Também precisamos considerar que, no ano de 2020, temos um cenário totalmente novo para esse período, com mudanças nos hábitos de consumo devido à pandemia e o mercado em recuperação. Sendo assim, o papel do líder em mitigar os possíveis impactos negativos são de suma importância para a estratégia adotada pela empresa.
A contratação temporária tem vários fatores importantes a serem tratados. Para a empresa, é importante considerar que, hoje, os profissionais têm muito acesso a informações e condições de conhecer a empresa mesmo antes da contratação, seja pelas mídias sociais e pelo próprio website oficial da organização. Outro fator é a grande chance desse profissional estar há muito tempo fora do mercado de trabalho, ou também de ser seu primeiro vínculo empregatício.
Como alternativas para ampliar a eficácia dessa modalidade de contratação, a empresa deve deixar claro quais são suas expectativas, concedendo o acesso do profissional às informações, bem como lhe oferecendo autonomia, com muito cuidado, e realizando um contrato específico para sua função.
Esse modelo de contratação também possui os seus riscos, afinal, o cliente não diferencia o profissional temporário. Por isso, mesmo dentro de um curto período de contratação, ele deverá se adequar aos valores da empresa. Além disso, hoje vivemos uma era de muita preocupação com os dados dos clientes, portanto, será muito importante definir o acesso desse profissional às ferramentas e seu funcionamento na empresa, deixando claro as especificações no contrato, com exigência de sigilo e cuidado.
Para a instituição, essa é uma grande oportunidade de criar novos métodos de trabalho, pois esse profissional pode trazer consigo soluções diferenciadas. Cabe ao líder estar aberto ao feedback desse colaborador, se aproveitando do engajamento criado pela oportunidade e a possibilidade, mesmo que remota, de uma contratação efetiva. Isso fará com que “vista a camisa” da empresa, e essa motivação, acrescentada às diferentes experiências vividas pelo profissional, pode trazer benefícios que serão aproveitados não só neste momento, mas também em novos processos da organização.
O líder tem um papel importante como gestor desse processo. Ele deve levar em conta que o profissional temporário estará em contato direto com o seu cliente, por isso, deve criar uma linha de boa conduta a ser seguida e preparar os profissionais fixos para ajudá-los no melhor aproveitamento desse novo colaborador. Ele também deverá ser muito claro quanto às responsabilidades que serão iguais para todos os membros da equipe, assim como, em caso de alguma diferença, como na forma de remuneração ou na escala dos horários, e deve se posicionar com muita clareza sobre os processos e estar atento à gestão dos conflitos.
Uma forma que irá evidenciar a eficácia da integração desse profissional será quando sua atuação tiver entusiasmo e confiança. Assim, a sua performance se tornará um diferencial para uma possível efetivação.
Alguns passos a serem seguidos podem facilitar a inserção do profissional temporário, sendo eles:
- Definir o próprio mecanismo de inserção;
- Selecionar os principais interlocutores da empresa;
- Eleger pessoas que simbolizam os valores do negócio;
- Estabelecer os limites precisos com clareza, mostrando o que é e o que não é permitido;
- Definir se haverá ou não alguma premiação;
- Deixar claro se haverá ou não uma possibilidade de efetivação;
- No papel de líder, buscar sempre a compreensão.
Por Rosa Bernhoeft – Especialista em liderança e altos executivos
Fonte: https://www.mundorh.com.br/como-liderar-e-treinar-profissionais-temporarios/