Quando falamos de PME, isso passa a ser um diferencial competitivo, pois as equipes são mais enxutas e cada funcionário tem um papel determinante em sua área.
Desenvolver bons planos de carreiras para os colaboradores é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, principalmente porque contribui com o aprimoramento de competências e aumenta a motivação dos profissionais envolvidos. Essa prática determina a trajetória que cada colaborador percorrerá dentro da empresa e faz com que se engajem e tenham uma melhor performance. Ao longo do processo, os benefícios em relação ao crescimento gradual da empresa, fica claro.
Normalmente, planos de carreiras são oferecidos em empresas maiores, com um RH bem estruturado e uma cultura de atração e retenção de talentos. Quando falamos de PME, isso passa a ser um diferencial competitivo, pois as equipes são mais enxutas e cada funcionário tem um papel determinante em sua área. Por este motivo a companhia deve ser transparente e compartilhar as reais intenções sobre o futuro de cada colaborador, o que é benéfico para ambas as partes. Além disso, é importante criar planos bem estruturados, pois estes proporcionam desenvolvimento profissional e espírito empreendedor, auxiliam na diminuição da rotatividade, e melhoram o employer branding.
Pensando nisso, a Sólides, listou cinco dicas para o desenvolvimento de um bom planejamento para as carreiras dos colaboradores.
- Defina as progressões de carreira:
Analise o segmento de atuação, o cenário que a instituição se encontra e principalmente, o patamar que pretende chegar. Com essas informações em mãos, é preciso definir os cargos, os critérios para alcançar cada nível hierárquico e o tempo que levará cada processo. O plano de carreira traz mais segurança, engajamento e previsibilidade, o que diminui a taxa de turnover. A motivação e engajamento do colaborador torna-se consequência natural.
- Coloque a pessoa certa no lugar certo
Esse é um passo muito importante. Conhecer as competências de cada indivíduo faz com que toda a gestão se torne ainda mais estratégica. Por meio do mapeamento comportamental é possível entender as características de cada pessoa e assim designá-la ao cargo que mais combina com o seu perfil; é o match entre a vaga e o perfil do candidato. Além disso, é possível saber quais as softs e hard skills que os colaboradores devem aprimorar para ocuparem os cargos que tanto almejam.
- Realize Treinamentos
Essa é uma estratégia fundamental para estimular o crescimento profissional e fazer com que o colaborador evolua na empresa.
Quando os objetivos do colaborador são traçados, a empresa pode planejar os treinamentos mais adequados para ele, pensando nas metas também de médio e longo prazo, considerando o aprimoramento e o desenvolvimento das competências. Sendo uma aposta para o futuro da empresa, o resultado é motivação e aumento de produtividade.
- Melhore o employer branding
Empresas que oferecem planos de carreiras praticam o employer branding e transmitem uma imagem de marca empregadora. Isso gera uma satisfação de trabalhar em uma empresa que é bem-vista pelo mercado. A estratégia é desenvolver o potencial de um colaborador dentro da empresa, por meio da motivação.
- Desenvolva liderança e espírito empreendedor
Para alcançar os cargos e benefícios propostos no plano, é preciso que o colaborador seja proativo, desenvolva muitas habilidades e adquira conhecimento, A busca por desenvolvimento se torna intuitiva, motivada pelo road map traçado. A tendência é a formação de líderes e people skills relacionadas ao empreendedorismo.
Fonte: https://www.mundorh.com.br/cinco-dicas-de-como-criar-um-plano-de-carreira-em-uma-pme/