Quando estamos diante de uma reflexão sobre Autoconhecimento e Planejamento Estratégico de Carreira, estamos diante de uma possibilidade única de refletirmos sobre nossas escolhas, nossos sonhos, nosso projeto de vida, sobre nossa vocação
Quando estamos diante de uma reflexão sobre Autoconhecimento e Planejamento Estratégico de Carreira, estamos diante de uma possibilidade única de refletirmos sobre nossas escolhas, nossos sonhos, nosso projeto de vida, sobre nossa vocação e nosso propósito nesta vida.
A escolha profissional deve envolver análise interna e análise externa. Quanto à análise interna, refiro-me à importância de nos autoconhecer, saber o que realmente nos motiva, nos move, o que realmente faz “a nossa cabeça”. A análise externa refere-se a verificação do mercado de trabalho, afinal, não basta iniciar a construção de uma carreira que o mercado não absorve mais, ou que está obsoleta.
Você já parou para pensar quantas carreiras existiam antes e hoje nem se ouve falar? E quantas ainda existirão e nem imaginamos? Pois é, isso se dá pelo próprio processo evolutivo da nossa sociedade e do mundo.
Se eu pudesse lhe dizer o que é ideal, eu diria que é sincronizar nossa vocação com o que o mundo precisa. Sincronizar o que você gosta de fazer e sabe fazer bem com a carreira que o mercado precisa. Essa interseção seria perfeita para ter sucesso profissional.
Ainda nesta introdução, quero lembrar que escolha envolve riscos. Toda escolha é assim. Por isso, todo tomador de decisões precisa usar o principal insumo para a tomada de decisões, que é informação. E esta precisa ser atualizada e de fonte segura, confiável.
Autoconhecimento diz respeito à Informação, consciência e transformação. Muito se fala da importância em se autoconhecer, eu particularmente concordo que é o pontapé inicial para quem quer construir uma identidade pessoal e profissional forte e diferenciada.
É preciso descobrir nossas paixões, o que nos move, qual nosso real propósito e como sentimos e percebemos a vida e o que dá sentido à ela.
Autoconhecimento é um mergulho em nós mesmos para descobrirmos nossa verdadeira essência. A interação com outras pessoas serve para favorecer o autoconhecimento, uma vez que o outro revela quem somos. Dizer que as pessoas se afiliam, se aproximam porque possuem valores próximos é diretamente proporcional a dizer que essas mesmas se distanciam quando percebem valores divergentes no outro. Da mesma forma, se incomodar com algumas características no outro, pode ter como explicação, o fato de que não queremos reconhecer em nós o que nos incomoda no outro.
Antes de seguir refletindo sobre autoconhecimento, quero convidar você a responder essas poderosas perguntas de Coaching:
Exercício vantagem competitiva
– Quais são as três coisas que mais ama em você?
– Quais são suas outras qualidades? (Não pare até que tenha sete ou mais.)
– O que seus melhores amigos e clientes dizem que gostam ou admiram em você?
– Por que o empregador de seus sonhos será feliz ao contratá-lo? (Dê, no mínimo, cinco razões.)
– O que um parceiro romântico mais valoriza em você? (Relacione, no mínimo, cinco coisas.)
– Quais são seus quatro maiores êxitos profissionais? Que qualidades te ajudaram a conquistá-los?
– Quais são seus quatro maiores êxitos pessoais? Que qualidades te ajudaram a conquistá-los?
Então, autoconhecimento é permitir se enxergar por inteiro, mesmo sabendo que essa noção sobre nós mesmos, tem um tempo para fazer sentido, pois de tempos em tempos somos convidados ou convocados a evoluir, a mudar, a nos transformar.
No próximo texto vou dar ALGUMAS DICAS E EXERCÍCIOS QUE FAVORECEM O AUTOCONHECIMENTO.
Até lá!
Bom vou terminando por aqui.
Espero que tenha gostado dessas dicas.
Viviane Almeida Andrade
criadora do método OS 10 PASSOS PARA ALAVANCAR A SUA MARCA PESSOAL, Mentora de Marca Pessoal para mães empreendedoras, desde 2005. Sou Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Especialista em Gestão e Desenvolvimento de Seres Humanos, graduada em Administração e em Pedagogia, Leader Coach, Analista do Perfil Comportamental, Life & Professional Coach, Pratictioner em PNL, Psicopedagoga (em curso), professora de graduação e pós graduação (desde 2005) e consultora organizacional. O meu propósito é capacitar empreendedoras para que descubram a sua melhor versão, tornem a sua marca pessoal forte, consistente e diferenciada e assim possam fazer mais conexões e negócios lucrativos. Dessa maneira, eu posso contribuir para um mundo melhor.
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/autoconhecimento-e-planejamento-estrat%C3%A9gico-de-carreira