Categorias
Home Office

Dez dicas para organizar a rotina de trabalho híbrida

Após quase dois anos de formato remoto, o longo período de experiência impactou modelos de expediente pelo mundo

Martha Didier, especialista da startup Witseed listou dez insights fundamentais para a liderança, tomando por base um estudo de Josh Bersin, um dos mais importantes consultores de RH do mundo.

As primeiras notícias sobre o sucesso da vacinação em massa no Brasil e no mundo já sinalizam às lideranças a necessidade de organizar o futuro do ambiente de trabalho. Após quase dois anos de formato remoto, o longo período de experiência impactou modelos de expediente pelo mundo. A pesquisa global de Josh Bersin revela que nos países onde as campanhas de vacinação estão mais avançadas, o modelo híbrido já é majoritário e tem gerado muita satisfação. No Brasil, 43% das empresas já escolheram o modelo híbrido como principal formato, de acordo com um levantamento feito pelo Google em maio de 2021.

Martha Didier, porta-voz de RH e Customer Success da startup Witseed, edtech responsável pela criação de uma plataforma de cursos corporativos digitais e inovadores, alerta que por mais que a flexibilidade do modelo híbrido seja boa para todos, o número de dias que os funcionários desejam passar no escritório varia amplamente, o que pode criar uma dor de cabeça na programação para os gestores.

“É preciso além de flexibilidade, dar mais autonomia aos funcionários para trabalharem da maneira que funciona melhor para eles. Sabemos que se os colaboradores estão felizes, isso é bom para os negócios. Na Witseed, mais de 90% dos colaboradores estão confortáveis em trabalhar de casa, mas consideram algumas atividades presenciais imprescindíveis. Acreditamos que no modelo híbrido os escritórios serão ambientes de colaboração, integração, trocas e momentos de convívio que não são possíveis virtualmente”, afirma.

Fato: experiência no escritório precisa ser melhor 

O trabalho remoto está longe de ser uma invenção da década, mas a necessidade de adaptação ao isolamento social fez com que ele se tornasse uma nova realidade. Apesar de alguns problemas, há vantagens muito atrativas como: economia de tempo no trajeto, que pode ser utilizado para atividades que geram valor na vida de cada pessoa, como prática de esportes, dedicação a novos estudos, encontrar amigos, cuidar da saúde e ficar com a família, pondera Martha.

Se a flexibilidade e o aumento da produtividade quebraram estigmas e transformaram a lógica do trabalho, o possível crescimento exponencial de produtividade segue como um chamariz para as empresas que ambicionam a inovação constante. Portanto, o que deve ser feito para conseguir adaptar uma companhia a um modelo equilibrado de trabalho e adaptado aos tempos atuais?

Martha Didier, com auxílio de um estudo publicado por Josh Bersin, um dos maiores consultores de RH do mundo, listou dez insights fundamentais listados para ajudar os líderes e as seções de RH a tomarem decisões:

1 – O trabalho híbrido é bom para os negócios  

Mais do que hibridismo, a personalização veio para ficar. Mesmo que os CEOs anseiem por uma volta ao escritório e exijam o trabalho presencial, é preciso flexibilidade para dar mais autonomia aos funcionários para trabalharem da maneira que funciona melhor para eles. Sabemos que se os colaboradores estão felizes, isso é bom para os negócios. Sim, precisamos nos encontrar cara a cara para reuniões de design, visitas de vendas e por necessidades emocionais também, portanto, dar às pessoas um “lugar para ir” fará sempre sentido.

De acordo com a publicação de Josh Bersin, todas as empresas avaliadas com modelo híbrido obtiveram resultados positivos. A Ford Motor Company, uma das empresas mais antigas e tradicionais do mundo, agora abraça com entusiasmo o trabalho flexível – e os funcionários adoram.  Além da Ford, a Microsoft, a Google e muitas outras.

No Brasil, pesquisas apontam que os jovens são os que mais sugerem o modelo híbrido no pós-pandemia, com 76% de adesão entre 18 e 21 anos, e 54% entre 22 e 37 anos (Google Workspace).

2 – Considere todas as dimensões do híbrido 

O trabalho híbrido significa mais do que permitir trabalhar em casa. É fundamental considerar algumas dimensões para que o modelo funcione, como: localização, horário (fuso), tempo de trabalho, ferramentas, normas necessárias, diversidade, inclusão e muito mais.

Nossa recomendação é transformar a empresa em ambidestra. Empresas com este tipo de cultura buscam o equilíbrio entre a excelência operacional e a busca por inovação constante. Inovar exige investimento em aprendizagem, tempo e tolerância ao erro, mas a vantagem competitiva é avassaladora.

3 – A experiência para o funcionário no escritório precisa ser ainda melhor.

O estigma do trabalho remoto foi quebrado e agora o escritório compete com a lógica do trabalho no conforto do lar. Ainda assim, 90% dos funcionários sentem falta de algum aspecto de seu local de trabalho, mas o número de dias que desejam passar no escritório varia muito, o que pode criar uma dor de cabeça de programação para os líderes que tentam acomodar suas equipes.

Um estudo da PwC mostra que 28% dos funcionários desejam trabalhar remotamente cinco dias por semana, 35% preferem dois ou três dias e apenas 8% ainda querem estar no escritório em tempo integral.

Dito isso, um dos pontos de atenção mais importantes é justamente o investimento na qualidade da experiência do seu funcionário no escritório, como infraestrutura e bem-estar, para tornar o trabalho melhor e mais atraente.

Um estudo feito pela IDC Brasil mostrou as principais vantagens e desvantagens do trabalho remoto na visão dos brasileiros . O café com colegas (50%) e as reuniões presenciais (44%) estão entre as atividades que os colaboradores mais sentem falta. Já a economia de tempo com deslocamento foi considerada o principal benefício (67%).

4 – Mantenha o foco na cultura 

Falar de cultura é sempre muito importante, mas no contexto do modelo híbrido é indispensável, já que a cultura é criada por meio de práticas de trabalho, comportamentos de gerenciamento, sistemas de recompensa e flexibilidade oferecida. É importante ter essas discussões, para que as pessoas saibam o que é esperado delas e o que não é permitido.

Ainda segundo a pesquisa da IDC Brasil, é possível perceber uma discrepância entre as empresas que já mantinham uma cultura forte mesmo antes da pandemia, e as empresas que não. Segundo o estudo, 75% das empresas brasileiras que já possuem a cultura no radar das prioridades afirmaram que foi fácil manter a conexão entre equipes e demais áreas da empresa, contra 60% de empresas que não possuem esse hábito.

Há muitos casos de empresas que se conectam e se tornaram mais colaborativas durante a pandemia, mas conforme retornaram para o escritório, isso se perdeu. Enquanto líder de RH, você deve estar atento a isso: Não estamos “voltando” para o escritório, estamos “avançando” para uma nova cultura de trabalho híbrida. A rede de apoio construída entre os colaboradores é o que tornará a sua corporação mais forte diante das demandas desafiadoras do mercado.

Considere realizar um treinamento, como se fosse um onboarding para a cultura de trabalho híbrido aos integrantes e lembre-se das pessoas que entraram durante a pandemia, ao voltarem ao escritório precisarão ser integradas a esse novo ambiente físico. E, no caso de muitas empresas que reformularam seus escritórios para torná-lo mais colaborativo, essa reintegração é para todos os funcionários.

Outro ponto que será um dos maiores desafios no modelo híbrido é a comunicação. Os líderes precisarão estar atentos para incluir e tornar o conhecimento acessível a todos, seja o time que está no remoto ou presencial. Também deve se atentar ao tomar decisões que envolvam o time, com a presença de todos, ou seja, no digital. E, o próprio gestor, ser exemplo de gestão e trabalho remoto. Caso o gestor passe a privilegiar, mesmo que sutilmente, as pessoas que estão no presencial, o modelo híbrido deixa de ser a cultura da empresa, pois cultura é o que é valorizado pela liderança na prática.

5 – Estabeleça uma plataforma de escuta 

Josh Bersin sugere que “entre todas as práticas que estudamos durante a pandemia, ouvir o funcionário surgiu como a mais impactante e mais importante para o futuro do trabalho”,  O modelo híbrido  é uma experiência nova, que ainda sofrerá muitas mudanças, as pessoas constantemente trarão novas ideias, questões e sugestões. É importante criar canais para ouvir e entrevistar as pessoas regularmente e estar aberto a transformações.

6 – Ofereça plataformas colaborativas de aprendizagem contínua 

Gigantes do mercado Tech, como Zoom, Microsoft e Google, estão investindo milhões de dólares em ferramentas para reuniões remotas, gestão de conhecimento, local de trabalho seguro e bem-estar. Olhar para todas essas possibilidades e entender o que funciona para o seu negócio, pode ser uma estratégia genial.

De acordo com o último Relatório de Bem-Estar do Funcionário da Glint (maio 2021), as oportunidades de aprender, crescer e colaborar são consideradas os principais impulsionadores de uma excelente cultura de trabalho.

7 – Integre o trabalho híbrido ao programa de bem-estar e autodesenvolvimento

A sua equipe deve estar preparada para incluir programas de bem-estar no trabalho híbrido, promovendo benefícios de saúde mental e treinamentos. O trabalho híbrido pode ser ótimo para muitas pessoas, mas também introduz novas pressões sobre os funcionários, por isso é importante se perguntar: “Quais benefícios de bem-estar e autodesenvolvimento a minha empresa pode oferecer para o meu colaborador?” Diante da demanda de agendas seguidas e exaustivas de reunião de trabalho no modelo remoto, a empresa que colocar como compromisso ações de cuidado, seja com a carreira ou saúde do colaborador, explicitará que é valor para empresa o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Essa foi uma iniciativa realizada pelo IFood na pandemia, chamada de “Quartas feiras de desenvolvimento”, uma das atividades na qual a agenda dos colaboradores é bloqueada por um período para que possam se concentrar em estudar, ler um livro, fazer um curso, qualquer atividade que promova seu desenvolvimento.

8 – Traga a liderança para a conversa 

Essa é para os CEOs: uma nova pesquisa da Glint mostra que os gerentes estão entre as pessoas mais estressadas em sua empresa! Eles não deveriam apenas concordar com sua estratégia híbrida, mas também ter certeza de que isso tornaria suas vidas mais fáceis. Se os líderes não confiarem ou não acreditarem no seu programa de trabalho híbrido , ele não funcionará de forma alguma.

A gestão remota ainda é sobre gestão de pessoas. A distância não pode impedir a integração, o acolhimento, a escuta e a troca dentro das empresas.

– Estabeleça regras e canais de comunicação para reuniões e respostas rápidas.

– Crie espaços de colaboração e reserve horários para trocas espontâneas.

– Desenvolva eventos quinzenais para troca de conhecimento entre todas as áreas.

– Utilize boas ferramentas, não vale economizar.

9 – Duplique a segurança de TI 

Em tempos de trabalho remoto e híbrido, a equipe de segurança de TI deve examinar sua política e decidir se as informações de localização, segurança VPN ou novas políticas de senha são necessárias.

Sabemos que no Brasil, os ataques cibernéticos cresceram 860% e o custo médio de uma invasão também aumentou para US$3,92 milhões, portanto, redobre os seus cuidados e certifique-se de comunicar as políticas de privacidade e proteção de dados de sua empresa.

10 – Confie e experimente novas ideias

Por fim, sabemos que só estamos no começo da transformação digital no trabalho, por isso mantenha a mente aberta para novas ideias! Muitas empresas já estão usando o treinamento em realidade virtual para substituir as reuniões fly-in. As organizações estão oferecendo benefícios adicionais de saúde e educação para ajudar as mulheres a voltarem ao trabalho. Os gerentes estão tendo reuniões ponto a ponto para ver o que está funcionando.

Já estamos no futuro e o trabalho remoto acabou de vez com o modelo de liderança de comando e controle, a tendência é um modelo baseado em confiança e resultados, não mais em autoridade e tempo. A confiança é a base de qualquer relação de longo prazo e como bem disse Steve Jobs, “Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que devem fazer”.

Dê autonomia ao seu time, seja claro nas comunicações e feedbacks, seja transparente sobre possibilidades de crescimento e eles saberão como fazer o trabalho.

Dados da Harvard Business Review mostram que relações de confiança nos negócios geram:

74% menos estresse

106% mais energia no trabalho

76% mais engajamento

40% menos burnout

50% mais produtividade

 

Fonte: https://www.mundorh.com.br/dez-dicas-para-organizar-a-rotina-de-trabalho-hibrida/

 

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Para saber mais sobre como gerenciá-los, leia nossa Política de Privacidade