A docente do Senac São Paulo, Valdirene Moser diz que treinar a iniciativa e a proatividade podem ser grandes aliadas do reconhecimento durante o home office
Depois de um ano em isolamento social, uma questão que tem mexido muito com a produtividade, o foco e a motivação dos profissionais que estão trabalhando de casa é o medo de não ser notado pelos superiores comprometendo assim a possibilidade de ascensão na carreira.
Pensando nisso, Valdirene Moser, docente da área de gestão e negócios do Senac São Paulo e que ministra o curso Liderança para Novos Líderes, do Senac Online – ao vivo, listou algumas dicas para mostrar que, ao contrário do que se imagina, a atuação a distância pode promover um relacionamento mais próximo com as lideranças, o que acaba contribuindo para que os gestores desenvolvam uma proximidade muito maior com cada profissional, e assim consigam observar mais de perto quem anteriormente não era visto, e acabe sendo cogitado para posições de liderança. “Muitas pessoas ficam angustiadas em virtude do distanciamento social, porém precisam se valer de algumas estratégias para se destacar e alcançar novas posições nas organizações e talvez este seja o melhor momento”, explica Valdirene.
Mantenha contato: apesar do distanciamento social, é necessário manter a regularidade do contato com seus superiores por e-mail, aplicativos de mensagens e chamadas de vídeo, pois tornaram-se ferramentas essenciais de comunicação, mas claro que todas devem ser utilizadas com inteligência. Além do alinhamento das atividades, esse contato pode ajudar na descoberta de percepções errôneas, assim como afinidades e parcerias.
Saia da zona de conforto: não operacionalize as entregas, pois seu líder precisa estar a par do que é desenvolvido e entrar somente na linha da operacionalização dificulta a visão dos superiores em relação ao real potencial de cada um. Por isso, é muito importante assumir novas responsabilidades, pois é crucial para a carreira.
Demonstre engajamento: muitos profissionais desenvolvem muitas ideias de processos, de novas formas de facilitar atividades, ganhar tempo, elaboram formulários que poderiam ajudar no desenvolvimento do trabalho, mas não apresentam para os líderes. Nada é óbvio, por isso é necessário mostrar como é feito.
Autonomia: um dos principais erros é confundir flexibilidade com liberdade total. O profissional que possui autonomia é responsável com seus horários e tarefas, por isso é importante manter-se ativo, disponível e acessível durante todo período de trabalho e sempre comunicar os superiores sobre consultas médicas e emergências durante o expediente.
Fonte: https://www.mundorh.com.br/dicas-de-como-conquistar-cargos-de-lideranca-durante-a-quarentena/