José Ricardo Amaro reforça medidas para equilibrar inovação, satisfação e eficiência no distanciamento social
A Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred Brasil, é pioneira na instituição de programas de home office. Com projetos de trabalho à distância iniciados no Brasil em 2005, a marca instituiu o sistema de teletrabalho para 100% de sua equipe tão logo surgiu a necessidade de ampliar os cuidados para conter a pandemia de covid-19 no País. Desde então, acumula experiências e avalia medidas com impactos positivos sobre os trabalhadores, que incluem formas de manter os profissionais produtivos, focados e confiantes em relação ao cenário de distanciamento social.
Desde 2012, a Ticket já mantinha 70% de sua equipe comercial atuando integralmente no sistema de trabalho. Para outras áreas administrativas, a possibilidade de trabalhar fora do escritório em um ou dois dias da semana existia por meio do projeto flexplace, que agora será ampliado. A empresa planeja o retorno das atividades presenciais inseridas em um cenário de maior flexibilização de espaços e horários, com rodízio de equipes, agendamento de presença no escritório, horários flexíveis e redução do volume de trabalhadores no mesmo ambiente.
Para entender como o home office impactou o mercado de trabalho no Brasil, a Ticket realizou uma série de seis pesquisas desde o início da pandemia e constatou, na mais recente, que 36% dos trabalhadores respondentes desempenham suas funções em empresas que já sinalizaram a adoção do trabalho remoto permanente para todos os funcionários ou para algumas áreas específicas, e 33% trabalham para organizações que preferiram a adoção do modelo híbrido (parte do tempo em casa e parte do tempo no escritório). Isso evidencia a necessidade de medidas que, mesmo após um aumento na segurança nos ambientes físicos, promovam maior produtividade e foco entre os trabalhadores que atuam parcial ou integralmente em suas residências.
Para ajudar na adaptação dos trabalhadores a este novo cenário de trabalho remoto a longo prazo, o José Ricardo Amaro, Diretor de Recursos Humanos da Ticket, separou algumas dicas. Confira:
1 – Local adequado: a escolha de um espaço apropriado às suas necessidades de trabalho é importante para evitar interrupções e problemas relacionados à saúde, como aqueles originados por postura inadequada. Entre os pontos de atenção está o nível de ruído, prejudicial tanto para a concentração quanto para a saúde, além, é claro, dos momentos de reuniões por telas, em que seus colegas e clientes não precisam ser surpreendidos por barulhos excessivos. A iluminação também é fundamental: em uma reunião de alinhamento, ver o rosto de seu companheiro de trabalho é um sinal de empatia e uma forma de demonstrar apoio, por isso, evite sombras que não permitam uma face nítida. Certifique-se também de que todas as ferramentas essenciais ao seu trabalho estejam por perto, para manter a concentração quando estiver realizando uma tarefa importante.
2 – Rotina: manter uma rotina ajuda a elevar a produtividade. Defina seu horário de início e término, e também suas pausas para almoço e recarregar as energias. Pausas de cinco minutos para cada hora trabalhada são recomendadas e ajudam na concentração e na ergonomia. Levante, respire e evite manter o corpo sempre na mesma posição. Alongamentos, meditação e hidratação são também fundamentais. Para garantir que a rotina seja cumprida, valem ainda acordos com as pessoas que moram com você: sejam eles familiares ou amigos, mostre a eles que você está trabalhando e que isso é importante, mas não esqueça de também de dar a eles a atenção que merecem antes e depois do expediente.
3 – Organização: procure manter suas tarefas, objetivos e entregas organizadas. Ferramentas on-line podem ajudar você a se organizar, mas se preferir, não descarte o bom e velho papel. O ideal é que toda a rotina esteja coberta por listas, planilhas, apontamentos em aplicativos ou na sua agenda do e-mail. Isso vai ajudá-lo a ter uma visão mais clara do status atual e dos próximos passos para o dia e para a semana.
4 – Comunicação: mantenha o contato com a sua equipe, de forma a garantir que os objetivos de vocês estejam claros e as ações, combinadas e direcionadas para eles. Isso vale para gestores e não gestores. Reuniões de alinhamento ajudam, mas optem também pelos horários de aproximação, em que é possível conhecer melhor seus pares e entender um pouco mais da rotina no espaço do outro. Não deixe que a distância prejudique a comunicação e busque por mensagens claras em solicitações e orientações. Use ferramentas de conexão para apoiá-los, sejam as de bate-papo por mensagem ou de vídeo chamada.